Item adicionado ao orçamento


Finalizar orçamento

Item adicionado ao orçamento


Finalizar orçamento

Estratégias para conter os impactos do Coronavírus nos negócios.

bralyx.com

 

Pensando na sustentabilidade dos negócios no ramo de panificação e alimentos, a ABIP preparou um informativo com Dicas estratégicas para conter (ou ao menos minimizar) os impactos do Coronavírus nos negócios:

 

1. Reforce sua comunicação através das redes sociais e demais veículos digitais, pois estes serão seu forte canal de informação, haja vista a redução de fluxo de clientes nas lojas.As padarias que não fazem uso das redes sociais ainda, precisam ser orientadas pelas entidades de panificação de como fazê-lo. Sugerimos que especialistas em cada região sejam contratados para essa orientação.

 

2. Trabalhe as orientações junto à sua equipe para que ela se sinta segura no seu ambiente de trabalho e que estas orientações sirvam para que sejam replicadas em suas casas.

Sugerimos os 5 Minutos de Saúde todas as manhãs na padaria. Esta ação manterá a equipe da padaria unida e informada, com orientações de como, inclusive, fazer com a roupa e sapatos ao chegar na loja e em casa, além, naturalmente, de todos os cuidados com suas famílias.

 

3. Informe ao seu cliente sobre suas ações de segurança junto à sua própria equipe e também para os clientes. Exemplo:

- Venha às compras apenas 1 pessoa por família, se possível sempre a mesma.

- Evite que venham grupos de risco e idosos.

- Não traga crianças às compras.

- Aqui, mantemos 1 metro de distância das pessoas na fila do caixa.

(Faça marcação no chão na fila do caixa, mantendo uma distância mínima de 1 metro, se possível)

- Temos luvas plásticas sendo distribuídas na entrada da loja.

- A cada hora, toda nossa equipe passa por um processo de reforço à higienização com produtos adequados para essa assepsia.

- Nossa equipe está trabalhando com luvas e máscara, para melhor atendê-los.

(Sabemos que máscara é para quem está com gripe ou sintomas, mas é preciso tornar tangível os cuidados com os clientes e entre os funcionários da equipe.)

O empresário panificador, neste momento, precisa compreender que álcool gel, luvas, marcadores de filas, sabão, material de limpeza, faixas e cartazes precisarão fazer parte deste investimento.

O momento é de assegurar a confiança e tranquilidade do cliente ao frequentar e comprar em sua loja. Os resultados financeiros virão, mas neste momento o foco é construir possibilidades, confiança e relacionamento com seu cliente.

A PADARIA PRECISA SER UM LOCAL MUITO SEGURO NO BAIRRO E ESSA PERCEPÇÃO PRECISA SER PASSADA AOS CLIENTES.

bralyx.com 

 

4. Oferte o serviço gratuito de “peça e retire aqui” através de sua estrutura de e-commerce. Caso não tenha, utilize o WhatsApp ou o telefone convencional.

Este serviço poderá ser uma boa alternativa para o cliente que não quer permanecer por muito tempo na loja. Monte na frente de sua padaria uma pequena estrutura de barraca com decoração e que passe seriedade e cuidado.

Se numerar os pedidos, o cliente não precisa nem mesmo entrar na padaria e poderá, de dentro do carro, solicitar seu pedido aos atendentes. Divulgue para o mercado.

5. Mantenha mais produtos embalados disponíveis para os clientes. Este tipo de produto pode gerar maior imagem de segurança para o consumidor.

- Criem o kit ou combo da sua padaria, reduza o mix de produtos;

- Trabalhe com os produtos que dentro da sua curva ABC são os campeões de venda;

- Foque no essencial e promova os kits – tanto de produtos panificados como de refeições. Divulgue na frente da padaria com cartazes e faixas.

6. Invista nos produtos embalados prontos para consumo em casa, os chamados grab and go, take away, que são aqueles práticos de manusear e comer, como os sanduíches que já vêm com guardanapo ou saladas de frutas picadas e embaladas com o talher descartável. Lembre-se de que o cliente quer ficar menos tempo exposto e, por isso, deseja compras rápidas.

7. Oferte o serviço de delivery de vizinhança. Avalie o raio de atuação em que sua equipe poderá entregar a pé ou de bicicleta, e de maneira rápida, para os pedidos que os clientes poderão fazer através de seu sistema de delivery próprio. Caso não tenha sistema instalado de delivery, utilize o WhatsApp e o telefone convencional. Esta modalidade será interessante para remanejamento da equipe de atendimento que possa estar ociosa devido à queda de fluxo de clientes.

 

DICA EXTRA: A Bralyx preparou um passo a passo "O QUE FAZER QUANDO RECEBER COMIDA PELO DELIVERY?" para ser entregue junto de sua encomenda. É um material simples e prático para imprimir e entregar junto da sua encomenda e até mesmo divulgar nas suas redes sociais. Baixe o material aqui.

bralyx.com

No sistema delivery será preciso reforçar a equipe, redirecionando funcionários para que possam fazer a seleção do pedido e este é um dos maiores gargalos do processo, mas estejam atendo a:

- Como irão receber os pedidos – telefone, WhatsApp, e-mail (todos os meios precisam ser utilizados, mas de forma organizada e adequadamente divulgada).

- Internamente, certifique-se de como os pedidos irão fluir junto a sua equipe de forma a não se perder no processo e/ou enviar pedidos com erros. 

- Utilize os espaços possíveis para que sua equipe e coordenação possam trabalhar de forma organizada na chegada do pedido, seleção, envio ao cliente e cobrança com cartão.

- Tenha cuidado especial no armazenamento de cada pedido com saco de papel, plástico e sacola plástica.

- O entregador precisa ter em sua caçamba um saco plástico que envolva todos os pedidos e este precisa ser trocado de hora em hora ou a cada pedido, conforme condições (se estiver molhado, por exemplo).

- O entregador precisa colocar luvas na frente do cliente antes de fazer a entrega e manter a maquininha dentro de um plástico, que deverá ser trocado também (ou passar filme pvc a cada manuseio).

- Lembre-se de que o entregador precisa fazer estes manuseios mantendo a assepsia e fazendo uso do álcool em gel ou lavando as mãos com água e sabão.

- Pagamento em dinheiro deve ser organizado em saquinhos de papel ou plásticos, com a nota de entrega e o manuseio deste dinheiro no caixa ou no delivery, deve vir seguido de assepsia com álcool 70 ou água e sabão

Torne tangível a percepção de limpeza e cuidado com a NÃO CONTAMINAÇÃO.

8. Caso não possua delivery próprio, utilize os aplicativos de delivery. Para aqueles que já utilizam os aplicativos, busque ampliar o mix de produtos para maior opção de compra, dentro da curva ABC.

9. Ajuste o volume de produção para redução de perdas, mas cuidado para não inibir as vendas gerando rupturas no abastecimento. Reforce a atenção aos controles de gerenciamento de produção.

 bralyx.com

10. Ajuste as compras de matérias-primas ao volume de produção atual, principalmente matérias-primas mais perecíveis.

Lembre-se de que gerenciando a produção dentro da curva ABC terá um volume de compras menor e manterá a operação e a venda de forma adequada.

11. Atenção para a atualização de preços devido ao aumento de custo de algumas matérias-primas, principalmente devido às alterações cambiais.

Contudo, permaneça leal à margem de rentabilidade já praticada anteriormente. Este não é o momento para ajustar preços para não passar a imagem de que seu negócio só se preocupa com os lucros e não com o bem-estar do cliente.

Importante o sentimento de empatia, que deve ser fortalecido neste momento de crise.

Se houver correria para compras e pedidos com um volume muito alto para alguns produtos, que fique evidenciado que o cliente está desesperado por estocar, procure orientar para consumo consciente a fim de não faltarem produtos e os preços subirem. O momento é de consciência e solidariedade.

12. Não abandone o planejamento de marketing, afinal estamos em um momento complexo, mas estamos em um momento de Páscoa também. Focar em produtos à base de peixes, legumes, queijos e chocolate é um bom atrativo.

As datas comemorativas como Sexta-feira da Paixão e Páscoa são oportunidades de oferecer aos clientes produtos diferenciados e, para isso, podem criar combos apropriados, usando da criatividade e surpreendendo seu cliente.

13. As ações de reconhecimento e elogios à equipe são muito necessárias neste momento porque é importante reforçar a importância do trabalho em equipe e as metas. É preciso trabalharmos focados nos clientes que têm mantido a frequência na loja (podem ser antigos ou novos). Manter um ticket médio elevado minimiza as perdas com queda do fluxo, que pode ser aceitável devido a este momento conturbado que estamos vivendo. No entanto, a queda de ticket médio pode significar falhas na operação. Estejam atentos.

14. Outro ponto a ser avaliado é a possibilidade de distribuição da equipe em jornada de 12x36 horas, minimizando a circulação e exposição dos funcionários e gerado redução de gastos com vale-transporte.

 

Juntos somos mais fortes!

Fonte: ABIP e Consultideal 

Março 2020



Publicado em: 01/04/2020

FALE COM A GENTE!

  • Máquinas de Salgados, Coxinhas e Doces
  • Máquinas para confeitarias e biscoitos
  • Máquinas para Esfihas, Pastéis e Massa Fresca
  • Blog Bralyx
  • Mais Informações
  • Entre em Contato
  • Mapa do site